Vinte jovens com idades entre 16 e 18 anos receberam ontem à tarde o diploma do curso de Assistente Técnico de Operações Industriais e Administrativas, realizado durante o ano de 2008 dentro da planta da MWM International em Santo Amaro/SP. Foi a segunda turma do Programa Escola Formare, na unidade paulista da companhia, que iniciou o projeto em 1988 em parceria com a Fundação Iochpe com a finalidade de qualificar jovens de comunidades de baixa renda instaladas nas imediações da empresa e prepará-los para o ingresso no mercado de trabalho. Emocionado, o presidente e CEO da MWM International, Waldey Sanchez, disse na ocasião que em cada formatura realizada pela empresa há um enorme sentimento de felicidade por oferecer uma oportunidade aos jovens e perceber que eles aproveitaram cada minuto do curso.

O Programa Formare, praticado também por outras empresas do setor de autopartes, além de capacitar, promove a inclusão social dos jovens de baixa renda. “Mais de 470 alunos já foram beneficiados pelo Programa, sendo que 85% deles são inseridos a cada ano no mercado de trabalho. Além disso, muitos deles são aproveitados pela própria companhia e empresas parceiras”, disse Sanchez. O curso tem 850 horas divididas no período de 10 meses, com carga semanal de 20 horas de aulas práticas ministradas por profissionais da MWM International, que atuam como educadores voluntários e a grade curricular é reconhecida pelo MEC – Ministério da Educação.

Os jovens que se inscrevem no Formare passam por uma criteriosa avaliação, sendo pré-requisito pertencer a uma família de baixa renda. Durante o treinamento recebem benefícios como assistência médica e odontológica, medicamentos, meio salário mínimo como bolsa de auxílio, uniforme, óculos de segurança, transporte e alimentação. Pedro Funcke, gerente de Programas Sociais e Motivacionais da empresa, acrescenta que os colaboradores voluntários também aprendem muito durante o período de aulas e se sensibilizam com a história dos jovens, que ao fazerem parte do Programa Formare foram retirados de um convívio social de alto-risco.