A MWM International Motores implantou em julho de 2008 o processo logístico milk run nas plantas de Santo Amaro/SP e Canoas/RS, com seis rotas implementadas em 16 fornecedores. Antes dessa modalidade, o fornecedor era responsável pela entrega de peças na fabricante de motores em Santo Amaro ou no ponto de consolidação para a planta de Canoas. Com o sistema de coletas roteirizadas por regiões e por janelas de entrega, a empresa comenta que aumentou a confiabilidade do processo de abastecimento e permitiu maior giro de estoque em função dos lotes menores de entregas dos fornecedores.

De acordo com o gerente de Planejamento e Logística da empresa Carlos Panitz, com o aquecimento do mercado em 2008, \”houve acréscimos expressivos nos volumes este ano, e o aumento da confiabilidade de entrega proporcionado pelo milk run foi fundamental para atendermos a crescente demanda. Outro aspecto importante desta prática é que conseguimos utilizar o mesmo espaço de almoxarifado para atender um volume maior de produção, em virtude dos lotes menores e mais freqüentes\”, explica o gerente.

Panitz também reforça que o operador logístico recebe as informações de coleta via EDI (Troca Eletrônica de Dados), e a fabricante de motores monitora via web todas as rotas e coletas. \”Isso facilita a tomada de decisões e torna o nosso sistema logístico mais robusto\”, conclui. Com o projeto, a empresa prevê que até o final de 2008, 12 rotas estejam estabelecidas e que, no próximo ano, 100% da cadeia de fornecedores trabalhe com o sistema.