A MWM International inaugurou há poucos dias uma nova linha de montagem dedicada ao motor NGD 9.3E, em sua unidade industrial de Canoas/RS, para abastecer inicialmente os novos caminhões extrapesados Volkswagen Constellation, modelos 19.370, 25.370 e 31.370, sendo que a nomenclatura usada para o motor pela montadora é VW NGD 370. A empresa investiu US$ 15 milhões no desenvolvimento dessas novas aplicações, acumulando em testes de durabilidade 16,5 mil horas em dinamômetro e 3,5 milhões de quilômetros em campo.
A parceria entre as empresas está completando 34 anos e durante esse período a MWM International entregou mais de 340 mil motores tanto no Brasil como na Alemanha, para aplicações em caminhões, ônibus e vans. Para este lançamento, a fabricante de motores diesel treinou toda rede de Assistência Técnica da montadora, para garantir um pronto atendimento dos frotistas e usuários do novo caminhão.
O novo motor de seis cilindros e 24 válvulas atinge potência de 367 cv a 2.000 rpm e torque máximo de 1.600 Nm a 1.100-1.400 rpm. A fabricante acrescenta que o propulsor possui desempenho superior com o uso de tecnologias como o EVRT (turbocompressor eletronicamente controlado) e o freio motor, que é exclusivo e patenteado pela empresa. Quanto ao nível de emissões, o motor atinge a norma brasileira Proconve P5, equivalente à européia Euro III e futuramente atenderá às normas Euro IV e Euro V.
Além disso, a empresa destaca que o freio motor Logic Brake é integrado ao cabeçote, sem necessidade de estrutura adicional. Funciona por meio do acionamento de um atuador que abre parcialmente a válvula de escape, fazendo com que a pressão da câmara de combustão seja utilizada de forma contínua, propiciando perfeito controle do veículo. Outro destaque é o sistema de injeção eletro-hidráulico International G2, que oferece maior precisão do tempo de injeção para uma combustão otimizada. Com design common-rail sem dutos externos de alta pressão, o G2 possui válvula digital de combustível, proporcionando respostas mais rápidas e melhor desempenho. O turbo de geometria variável, ou EVRT, utiliza palhetas móveis controladas eletronicamente para otimizar a resposta em todas as faixas de operação, assegurando melhor potência e torque.