863A MWM International Motores inaugurou em 5 de agosto a linha de usinagem dos blocos em ferro grafite compactado dos motores Big Bore MaxxForce, de 11 e 13 litros, em sua unidade industrial de Santo Amaro, na capital paulista. O presidente e CEO da empresa, Waldey Sanchez, disse que o projeto foi desenvolvido em 18 meses e a linha de usinagem é uma das mais modernas do mundo. A unidade foi escolhida no ano passado numa concorrência mundial para fornecer os blocos usinados, que irão equipar os caminhões pesados da Navistar, das linhas WorkStar, TranStar e ProStar.

O MaxxForce 11 e o MaxxForce 13, que atendem a norma de emissões EPA 07, serão os primeiros motores diesel de serviços pesados na América do Norte com avanços em tecnologia industrial a oferecer um bloco de motor com fundição em CGI. Após a usinagem, os blocos serão enviados para a fábrica de motores da Navistar, em Huntsville, Alabama, nos Estados Unidos. O volume previsto para a produção no primeiro ano é de 10 mil blocos, dobrando para 20 mil no segundo e 30 mil no terceiro. A empresa investiu US$ 36.8 milhões para o novo negócio.

Criado por um procedimento de muita precisão, que envolve a adição de magnésio ao ferro cinza fundido num ponto específico do processo de fundição, o ferro grafite compactado (CGI) oferece significativas vantagens sobre o ferro cinza tradicional. O CGI é 70% mais resistente e 40% mais rígido, e seu limite de fadiga é o dobro do ferro cinza. Além disso, a estrutura molecular especial do CGI resiste a fraturas. O bloco em ferro grafite será fundido e fornecido pela Indústria de Fundição Brasileira Tupy, que possui planta em São Paulo, o que facilita o processo logístico.

As máquinas que compõem a linha de montagem, por sua vez, foram fornecidas pela Alfing Corporation, Grupo Dürr e Grob do Brasil S/A. A Grob desenvolveu a integração dos equipamentos e os softwares personalizados e exclusivos para operarem com o Big Bore.