A MWM International Motores acaba de atingir o Tier 2 Bin 5 – legislação norte-americana próxima à norma européia Euro 6 – em testes que vem realizando em parceria com um instituto de pesquisa nos EUA. Trata-se de um estudo que vem sendo elaborado há dois anos com a finalidade de desenvolver alternativas para reduzir cada vez mais os níveis de emissões em alguns motores da empresa. O propulsor que alcançou o Tier 2 Bin 5 é o NGD 3.0E, que está em dinamômetro e obteve bons resultados pelo uso de tecnologia de combustão alternativa.
Segundo Domingos Carapinha, gerente de Engenharia de performance e emissões da fabricante de motores, responsável pelo acompanhamento da pesquisa, o que torna o resultado ainda mais representativo é que foi obtido sem o uso de tecnologias de pós-tratamento de gases para o NOx. \”Com a utilização de novas tecnologias de combustão buscando misturas mais homogêneas no início do processo de queima, reduz-se as temperaturas e conseqüentemente a formação de NOx e material particulado\”.