A Omnilink inicia a comercialização do rastreador RI 4484, produto que integra a \”Geração Turbo\” de rastreadores. A empresa divulga que foi a primeira empresa autorizada a prestar serviços de comunicação de dados via satélites Iridium no Brasil, logo depois que uma empresa norte-americana recebeu sinal verde da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para atuar no mercado brasileiro. Essa parceria resultou no lançamento de um rastreador que combina tecnologia de satélite Iridium com rede de telefonia celular para a comunicação entre as transportadoras e suas frotas.
A empresa orienta que o produto é totalmente configurável, tem exclusivas funções programáveis que dão total liberdade ao cliente para configurar o sistema de rastreamento de acordo com suas necessidades e aplicações específicas. Em comum, os rastreadores lançados em 2006 e os novos utilizam comunicação celular quando o veículo estiver em área coberta pela rede GSM/GPRS (TIM e Claro), por ser mais rápida e econômica que a satelital. Fora da área de cobertura da rede móvel, o sistema CLIC (Controle de Localização Inteligente de Cobertura) joga os sinais de dados automaticamente para o sistema Iridium, sem necessidade de intervenção do motorista nem do operador da central, e garante máxima cobertura em áreas distantes ou sem cobertura celular.
Uma das inovações da \”Geração Turbo\” é que o sistema passa a utilizar dupla rede celular (TIM e Claro) como padrão. Com esta redundância na comunicação celular há um incremento de performance, área de cobertura e segurança na operação do sistema. O RI 4484 opera integrado ao Software de Monitoramento Omnilink \”Saver Turbo\” e dispensa caixas de comandos e relés, pois dispõe de saídas digitais de potência que permitem o acionamento direto dos atuadores instalados nos veículos. Podem ser acoplados aos novos terminais alfanuméricos de mensagens Omnilink, nas versões Multimídia ou Compacto. Os usuários das versões anteriores terão disponível atualização gratuita das novas funcionalidades.