Cinco ônibus híbridos com célula de combustível serão testados no corredor São Mateus – Jabaquara, cortando os municípios de São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo , Santo André e Mauá, num total de 33 quilômetros de operação. O programa envolve investimento de 16 milhões de dólares e é uma parceria do Ministério de Minas e Energia, a EMTU (Empresa Municipal de Transportes Urbanos) e o GEF (Global Environmental Facility). A proposta inclui também um eletrolisador para a produção do hidrogênio a partir da eletrólise da água e a montagem de uma central de abastecimento dos ônibus no interior da garagem da CMTU.

Além disso, no primeiro semestre do ano que vem será testado o primeiro protótipo com tecnologia brasileira desenvolvido pelo Laboratório de Hidrogênio do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tanto o teste dos cinco ônibus quanto o protótipo nacional serão discutidos no 4º Seminário e Exposição de Veículos Elétricos, com o tema: \”Mudando a matriz energética do transporte público – o papel do VE\”, na Escola do Senai Mário Amato – Faculdade do SENAI de Tecnologia Ambiental, em São Bernardo do Campo/SP, entre os dias 15 de 16 de agosto. O evento é organizado pela INEE – Instituto Nacional de Eficiência Energética

Segundo o vice-presidente da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbanos (NTU), Eurico Divon Galhardi, a combinação do veículo elétrico com motor movido a biodiesel é a solução do futuro para o transporte público no Brasil na redução de emissão de poluentes. O executivo destaca também os avanços no desenvolvimento dos híbridos movidos a gás natural e células de combustível de hidrogênio e acrescenta. \”O Brasil é um grande celeiro de combustível verde\”.