O Conpet (Conservação de Petróleo), órgão ligado ao Ministério de Minas e Energia e à Petrobras, em parceria com a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), realizou ontem (19/07) uma campanha educativa, direcionada aos proprietários de caminhões, peruas e vans, na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp).  Durante a operação, que ocorreu das 10h às 13h, técnicos do Conpet analisaram a regulagem do motor de 32 caminhões. Deste total, 12 veículos, número que corresponde a 38%, encontravam-se fora das especificações dos fabricantes. Os proprietários dos veículos reprovados foram orientados a procurar oficinas capacitadas para efetuarem a regulagem correta dos motores, evitando a emissão excessiva de fumaça e o risco de serem multados.
Os carreteiros ficaram satisfeitos com o trabalho de conscientização. \”Isso deveria acontecer sempre. É preciso conscientizar e mostrar qual é o problema do caminhão, antes de multar os motoristas\”, afirma o caminhoneiro Antônio Souza. Para o gerente do Conpet, programa que busca incentivar o uso racional dos combustíveis, a ação foi muito positiva. \”O trabalho de educação é preventivo e eficaz porque leva o motorista a refletir sobre o fato de que, se fizer a manutenção de seu veículo, pode economizar diesel e melhorar a qualidade do ar da cidade\”, disse Frederico Augusto Varejão Marinho, gerente do Conpet.

PARCERIA INÉDITA
A campanha realizada no Ceagesp faz parte da Operação Inverno 2005, realizada pela Cetesb há 25 anos, entre os meses de maio e setembro, na Grande São Paulo. Essa foi a primeira participação do Conpet (Conservação de Petróleo), que patrocinou a elaboração de 400 kits compostos por seis folhetos, distribuídos entre os motoristas que encontravam-se no entreposto. Os folhetos têm como título \”Manutenção Diária – Rápida e Necessária\”; \”Manutenção Periódica – Trafegue em boas condições e economize diesel\”; \”Acompanhe seus gastos de combustível\”, \”Regras básicas de direção econômica\”, \”Diesel: como evitar contaminações\” e \”Como reduzir o impacto aerodinâmico\”.

Para Daniel Egon Schmidt, responsável pela operação realizada pela Cetesb, apesar de parte da frota analisada encontrar-se fora das especificações dos fabricantes, \”a campanha pode ser considerada um sucesso, pois os proprietários mostraram-se preocupados com as condições de seus veículos\”. De acordo com Lineu Bassoi, diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da Cetesb, a operação foi realizada no Ceagesp por ser um local de grande fluxo de veículos à diesel, propiciando uma divulgação mais intensa.