O governo do Paraná analisa a instalação de pedágio na PR-445, principal rodovia estadual que corta a cidade de Londrina, com aproximadamente 158 quilômetros de extensão e que começa no entroncamento com a BR-376, em Mauá da Serra, e segue até o cruzamento com a PR-437, em Primeiro de Maio. A maior parte da via é em pista simples e por esse motivo, a administração do Estado avalia uma possível Parceria Público-Privada (PPP) realizada no trecho, pois pretende explorar os serviços na estrada e investir na duplicação da pista. Porém, com a PPP, para a empresa privada ter retorno financeiro dos valores aplicados seria necessário a instalação de pedágio. O número de praças ao longo do trecho é incerto, mas o governo sabe que os valores cobrados devem ser inferiores aos praticados pelas concessionárias já espalhadas pelo interior do Paraná. \”A economia estadual vive um bom momento com a volta do diálogo entre o governo e a iniciativa privada. Isso cria um cenário favorável para a busca de soluções para a infraestrutura viária\”, disse o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. Outras rodovias que podem receber pedágio por meio de PPPs são PR-323, entre Maringá e Umuarama, e a BR-101, que seria construída como nova rota de acesso ao Porto de Paranaguá.

Fonte: Bonde