Até o final de outubro, dois trechos da pista nova da Marginal Tietê – totalizando 3,2 quilômetros de novas pistas- devem ser entregues. A decisão de alterar o cronograma e inaugurar por etapas a obra, prevista para março de 2010, foi do próprio governo do Estado de São Paulo e teve como base as boas condições técnicas. Os dois primeiros trechos a serem entregues estão no sentido Castelo Branco. Um deles terá 2,2 km de extensão, na região do Piqueri, entre a Ponto da Freguesia do Ó e a passagem elevada e trilhos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O outro terá 1 km, entre a saída da rodovia Presidente Dutra entre a saída da Rodovia Presidente Dutra e a Ponte do Tatuapé. As obras, em São Paulo, anunciadas em junho, prevê a ampliação 23 quilômetros de pistas com três faixas de rolamento de cada lado do rio Tietê e a construção de quatro novas pontes (Complexo Bandeiras, Cruzeiro do Sul, Tatuapé e Complexo Dutra/Castelo Branco) e três viadutos. De acordo com informações divulgadas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), atualmente a Marginal Tietê apresenta filas de congestionamento de 30 quilômetros, em média, nos períodos de pico. Essa extensão representa 25% do total de engarrafamentos medido na cidade de São Paulo. Com as obras da Nova Marginal do Tietê, o tráfego para as rodovias Castelo Branco, Ayrton Senna, Dutra, Fernão Dias, Anhanguera e Bandeirantes terá fluxo mais rápido. A obra esta orçada em R$ 1,3 bilhão e terá investimentos do governo do Estado e das concessionárias que administram as rodovias Bandeirantes/Anhanguera e Ayrton Senna/Carvalho Pinto. Junto com o Rodoanel e o Complexo Anhanguera (outra importante obra em construção em São Paulo).