Parceria entre a empresa global de pesquisa Ipsos e o TruckPad, aplicativo de celular que conecta o motorista de caminhão à carga, permitirá pesquisar motoristas de caminhão por meio do smartphone e conhecer desde as rotas mais utilizadas aos hábitos de consumo dos profissionais, inclusive regionalmente, graças a recursos de geo-localização.  Carlos Mira, CEO da TruckPad, destaca que  agora, em parceria com a Ipsos, os fornecedores do setor poderão, além de se relacionar com o caminhoneiro, também conhecer mais a fundo o setor e os carreteiros.

Por meio deste mesmo aplicativo, os motoristas receberão convites da Ipsos para participar de pesquisas e poderão acessar os questionários dos estudos direto de seus celulares.  De propriedade da Truck Pad, o aplicativo permite que os motoristas relacionem ofertas de fretes na região em que se encontram e fechem negócios diretamente com o solicitante. Em dezembro, R$ 1,5 bilhão em frete foi lançado na plataforma, de acordo com a companhia proprietária da plataforma.

“Se uma montadora precisa conhecer a satisfação do motorista com um caminhão específico, por exemplo, podemos selecionar uma amostra de caminhoneiros com o perfil desejado. O questionário é respondido online, portanto os resultados são disponibilizados para o contratante da pesquisa em um tempo muito menor do que em estudos tradicionais em que um entrevistador vai para as estradas ‘caçar’ sua amostra de respondentes”, explica Fernando Deotti, diretor da Ipsos Loyalty.

A TruckPad,  por sua vez, permite, por meio de sua plataforma de marketing digital RoadDrivers, que fornecedores do setor automotivo tenham um canal de relacionamento direto com os motoristas de caminhão, criando novas oportunidades de venda de produtos e serviços. O RoadDrivers já é usado por empresas como Visa, Goodyear e Volkswagen.