O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, participa nos dias 5 e 6 de julho, em Genebra, na Suíça, da Conferência de Líderes do Pacto Global, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), para debater mudanças climáticas, direitos humanos e responsabilidade social e ambiental.

Desde 2003, a Petrobras baseia sua atuação social e ambiental nos princípios do Pacto Global da ONU e em abril do ano passado, o presidente da empresa passou a participar do Conselho Internacional do Pacto Global, devido ao reconhecimento da atuação da petroleira em responsabilidade social e ambiental, sendo a única companhia da América Latina e do setor de petróleo e gás a participar do Conselho.

Uma das principais contribuições da Petrobras à Conferência de Líderes será a apresentação de sua atuação na produção de biocombustíveis, com destaque para biodiesel e etanol, com vistas à evolução para uma matriz energética mais limpa, com benefícios ambientais e avanços sociais. Além disso, a petroleira também participará de debates sobre mudança climática, responsabilidade social, direitos humanos e investimento responsável.

O Pacto Global da ONU é uma iniciativa internacional, lançada em 2000, que tem por objetivo estimular o setor empresarial a cooperar para a realização de ações voltadas aos direitos humanos, direitos do trabalho, proteção ao meio ambiente e combate à corrupção.

O evento será presidido pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e reunirá cerca de 700 dirigentes empresariais, além de chefes de Estado da Alemanha, Índia e Suíça, 35 ministros da América Latina e do Caribe e 30 chefes de agências das Nações Unidas, além de representantes de entidades trabalhistas e da sociedade civil.