Nesta quarta-feira (20/08) é realizada a inauguração do primeiro terminal de regaseificação de Gás Natural Liquefeito (GNL) do País, no Porto Pecém, em São Gonçalo do Amarante, no Ceará. O GNL será utilizado para atender, prioritariamente, as usinas termelétricas (UTEs). Segundo a empresa, o projeto é inédito no mundo e dá início à atuação da petroleira como agente no mercado internacional de Gás Natural Liquefeito (GNL).

O terminal de Pecém tem capacidade para regaseificar 7 milhões de metros cúbicos/dia e com o GNL o País terá maior flexibilidade e segurança na oferta de gás natural aos mercados térmico e não-térmico. Ainda este ano, o segundo terminal de regaseificação da empresa será inaugurado na Baía de Guanabara/RJ.
– Nova usina de biodiesel

Nesta quarta-feira (20/08) é realizada a cerimônia de inauguração da segunda usina de produção comercial de biodiesel da Petrobras, em Quixadá/CE. Esta usina faz parte da Petrobras Biocombustível, subsidiária da Petrobras criada recentemente para concentrar os projetos de produção de biocombustíveis da companhia. A unidade, a exemplo da primeira instalada em Candeias/BA, tem capacidade para produzir 57 milhões de litros de biodiesel por ano.
– Protocolo para refinaria

A Petrobras, a Companhia de Integração Portuária do Ceará – Cearáportos, a Petrobras Distribuidora, a Transpetro e a Companhia de Gás do Estado do Ceará – Cegas – assinam nesta quarta-feira, dia 20/08, no Porto de Pecém, no Ceará, um Protocolo de Entendimentos com o Governo do Ceará objetivando a construção de uma Refinaria Premium no Estado.

Com o protocolo, as partes terão um prazo de 120 dias para negociar, elaborar e pactuar um Termo de Compromisso que crie as condições jurídicas, técnicas e econômicas para a construção da refinaria, com capacidade de processamento de 300 mil barris de petróleo por dia.