O gerente executivo do Centro de Pesquisas da Petrobras, Carlos Tadeu Fraga, disse que a perspectiva de novas reservas de petróleo irá aumentar o percentual obrigatoriamente investido em instituições nacionais de ciência e tecnologia, de acordo com cláusula dos contratos de concessão de exploração e produção entre a Petrobras e a Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP).

Segundo a cláusula, pelo menos 1% da receita bruta gerada pelos campos de grande rentabilidade ou grande volume de produção deve ser investido em pesquisa e desenvolvimento, sendo 50% deste valor para instituições nacionais de ciência e tecnologia. A Petrobras tem investido em média R$ 500 milhões por ano em universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Até o final de 2008, o volume destes investimentos totalizarão aproximadamente R$ 1 bilhão.

O anúncio foi feito na inauguração do supercomputador Netuno, ontem (12/05), no Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ. O Netuno é um dos supercomputadores que estão sendo instalados em universidades e instituições de pesquisa para fomentar a atividade de pesquisa e desenvolvimento na área de petróleo e gás. Fraga sinalizou com a possibilidade de que as 38 redes temáticas que hoje utilizam os investimentos da empresa aumentem para 50, em curto prazo.

\”