O Porto de Paranaguá receberá cerca de R$ 227 milhões em investimentos nesse ano de 2012. Os recursos são próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e representam a maior aplicação no terminal nos últimos 10 anos.  Segundo informações divulgadas, até o momento há R$ 226,8 milhões em projetos para o local, firmados em contrato ou prestes a serem licitados. A dragagem de manutenção e a aquisição de um sistema de segurança no Porto são algumas das ações programadas. Porém, o aprofundamento do Canal da Galheta, que beneficiaria também o Porto de Antonina, e a cobertura do corredor de exportação para os dias de chuva, seguem sem previsão e solução concreta.
De acordo com Airton Vidal Maron, superintendente da Appa, a dragagem de manutenção de Paranaguá deverá começar este ano, assim que for licenciada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). “Os últimos documentos do processo foram enviados em dezembro e a previsão é de que a intervenção seja licitada logo em seguida e executada ainda em 2012”, explica Maron. Pelo Estudo de Impacto Ambiental (EIA-Rima), a dragagem prevê a retirada de cerca de 5 milhões de metros cúbicos de material do fundo dos arredores da região.
Outras duas intervenções também esperam pela licença de operação do Ibama: a ampliação do cais do Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) em 315 metros, orçada em R$ 120 milhões e de responsabilidade privada; e a reforma do cais, de responsabilidade da Appa, com o aprofundamento das cortinas (beira do cais onde os navios atracam) de 8, 10 e 12 metros para 16 metros todas.
“A ampliação do cais é uma obra de 14 meses. Deve terminar, portanto, no primeiro trimestre de 2013”, observa o diretor-presidente do TCP, Juarez Moraes e Silva. Segundo ele, estão previstos R$ 185 milhões em investimentos do TCP para 2012, com a ampliação do cais e a compra de novos equipamentos.

Fonte: Gazeta do Povo/PR