Cavalagem e torque bem acima dos padrões apresentados por caminhões movidos a diesel, e cabine silenciosa, são inevitavelmente as primeiras impressões sentidas ao acelerar o Volkswagen e-Delivery. Os 300 kW equivalentes a 409cv de potência, e o torque máximo de 2.150 Nm (desde a rotação zero) descarregados pelo motor elétrico posicionado na parte traseira do caminhão impressionam.

Diferente das reações do motor a explosão, as respostas de potência e força são imediatas, em baixas rotações e dispensam caixa de transmissão. E quando se pisa no pedal de freio para reduzir a velocidade, a resposta imediata apresenta a mesma intensidade na regeneração das baterias, conforme é apontado de forma analógica em aparelho no painel de instrumentos.

Segundo engenheiros e técnicos da VWCO, o freio regenerativo do e-Delivery de três estágios pode aproveitar até 40% da energia gasta para desacelerar.

IMG 4220 scaled 1
Motor elétrico entrega 300kW, equivalentes a 409cv de potência

Esse desempenho, conforme explicam, se deve à minuciosa calibração para operações severas e que por conta disso as curvas de torque de potência são inéditas e capazes de atender diferente gama de aplicações do veículo. O resultado de toda a parte técnica se reflete também em uma dirigibilidade totalmente diferente da convencional e mais prazerosa.

Apontado pela montadora como um diferencial, o sistema de direção conta com uma hidráulica dupla, para o caso de falha de um dos equipamentos. Como já foi citado em matérias anteriores, o e-Delivery é equipado com um dispositivo de alerta para emite som semelhante ao de um caminhão diesel, mas esse recurso pode ser desativado se não houver restrições da legislação.

Também vale destacar no veículo o inclinômetro, um sensor de inclinação que em conjunto com o sistema auxiliar de partida analisa a condição topográfica e envia a mensagem para o motor, tudo de forma automática. A performance do trem de força elétrico exibe força e potência suficientes para arrancar em aclives de até 28% de inclinação sem dificuldades.

Painel
Painel descomplicado transmite ao motirista informações suficientes para operar o veículo da forma correta e eficiente

Vazio ou carregado, versão de 11 ou 14 toneladas de PBT, basta selecionar a opção D (drive), liberar o freio de mão e acelerar para o e-Delivery desliza ligeiro e quieto pelo asfalto. O conforto e comportamento do caminhão enquanto trafega tem origem também na suspensão pneumática no eixo traseiro. Item de série, sua adoção em substituição às molas de aço tem como objetivo principal proteger as baterias evitando trepidações e choques, ocorrência que podem encurtar sua vida útil, apesar de estarem assentadas sobre coxins.

Baterias
Baterias são assentadas sobre coxins para evitar trepidações e choques. A autonomia de 250 quilômetros pode ser maior dependendo do tipo de operação do caminhão 

Com a função no modo economia (identificada como Eco-Drive Mod) acionada, o veículo economiza bateria e ajusta automaticamente suar performance à operação disponibilizando apenas o necessário visando o aumento de autonomia. A autonomia com as baterias totalmente carregadas é de 250km, mas pode ser maior dependendo do tipo de operação. Refrigeradas a água e com controle de temperatura para prolongar a vida útil e também podem ser aquecidas, se necessário, as baterias do e-Delivery são de íons de lítio, livres de níquel, cobalto e manganês.

Depois de praticamente cinco anos de gestação, o modelo começou a ser entregue aos clientes neste segundo semestre com a missão de proporcionar o máximo possível de eficiência e redução de custos operacionais em relação aos seus irmãos Delivery de 11 e 13 toneladas de PBT movidos a motor diesel.

De acordo com o vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas da VWCO, Ricardo Alouche, o custo de manutenção do e-Delivery é 30% menor, além de 10% a mais de disponibilidade se comparado com o modelo convencional, sem contar as emissões zero de CO2. “Além disso, por ser silencioso, o caminhão elétrico oferece a possibilidade de dupla jornada nos grandes centros urbanos entre outras vantagens”, complementou.

Na entrega urbana
Uma das possibilidades de aplicação do caminhão elétrico em todo o mundo é a dupla jornada na distribuição urbana

Outro ponto relacionado pelo executivo está nas as soluções técnicas que disponíveis para o veículo, como por exemplo o carregador de baterias com capacidade para alimentar as unidades de 6 caminhões ao mesmo tempo. De acordo com Alouche, caso queira, quem adquire o e-Delivery mais o carregador recebe cinco anos de garantia de fábrica para as baterias, caso contrário é apenas um. O carregador mais simples garante até 80% de carga no tempo de 90 minutos, porém a há disponibilidade de aparelhos mais potentes que reduzem o tempo de carregamento

Por não ser o único caminhão movido a eletricidade à venda no Brasil, a VWCO faz questão de também destacar certas vantagens do e-Delivery em relação a modelos importados. Entre elas Alouche cita a capacidade de carga 60% maior, custo de propriedade 6% menor, 100% de garantia de peças de reposição e rede de atendimento com 150 concessionários, além dos pacotes de serviços, planos de manutenção e peças.

No Concessionario
Além de vantagens técnicas do seu caminhão, a VWCO destaca a rede de concessionários como um dos diferenciais em relação a concorrentes importados

Outro diferencial citado está na disponibilidade dos serviços digitais da plataforma RIO, cujas funções de monitoramento de consumo, desempenho, emissões, perfil de condução e nível de bateria todos os caminhões da marca, entre outros recursos, também acompanham o e-Delivery. Todos os modelos saem de fábrica com a plataforma instalada. O pacote com o sistema habilitado dá garantia das baterias para três anos ou até 150 mil km para veículos com pacotes de três baterias. No caso de pacotes com seis baterias a garantia sobe para 300 mil km e adicional de um ano para o trem de força.

Coca COLA scaled 1
Grandes clientes que compraram o e-Delivery jácomeçaram suas operações com o veículos

Até meados de outubro a Volkswagen tem confirmada a venda de 200 unidades para serem entregues até o final deste ano. São 100 do primeiro lote da Ambev, 26 da Femsa e mais 80 de clientes de pequenas, médias e grandes empresas. Alouche afirmou ter ficado surpreso com a procura pelo veículo por transportadores de todas as regiões do Brasil. Conforme admitiu, sua expectativa era maior em relação a compradores do Estado de São Paulo, especialmente para operações na região metropolitana da capital. “Por isso, temos convicção de estarmos transformando o transporte. O e-Delivery dá início a um novo modelo de negócio”, concluiu.