Criado pela Volvo do Brasil em 1987 para marcar o aniversário de 10 anos da empresa, o Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) completa duas décadas em 2007 com contribuição à sociedade brasileira. A empresa explica que durante estas duas décadas, o PVST, junto a representantes da sociedade, mobilizou milhões de pessoas em torno da causa do trânsito mais seguro, contribuindo para a redução dos acidentes no País.

Durante esses anos, o programa realizou conferências, promoveu simpósios e seminários, produziu vídeos, desenvolveu cursos de direção segura para motoristas profissionais, estimulou escolas, cidades e comunidades, entre outras ações, e tornou-se referência nacional em segurança no trânsito.

Atualmente, o Programa Volvo de Segurança no Trânsito está baseado em quatro pilares: Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito, Fóruns Volvo de Segurança no Trânsito, Debates Técnicos Volvo de Segurança no Trânsito, e Projeto Transitando, voltado para educação de trânsito a alunos e professores de escolas de ensino médio, tanto públicas com privadas.

O PVST criou em 1987 a Câmara Técnica Volvo de Segurança no Trânsito, que possibilitou identificar os principais problemas relacionados ao trânsito e apontar as melhores soluções. O PVST incentivou uma legislação mais rigorosa para o trânsito, justamente para contribuir com a redução dos acidentes. Durante vários anos estimulou-se este debate até que, em 1997, nasceu o novo Código de Trânsito Brasileiro.