A Campanha Bate Coração da concessionária Renovias atendeu 515 usuários na mais recente etapa da campanha de saúde realizada entre 25 a 29 de junho, no Posto Rio Guaçu (km 168 da SP-340), em Mogi Guaçu/SP. Do total de usuários atendidos, 51% são motoristas de caminhão. A campanha foi criada em 2002 para oferecer gratuitamente consulta médica e orientações sobre fatores de risco de doenças do coração aos motoristas de caminhão.

\”Do universo de caminhoneiros consultados, 80% estão acima do peso, 78% se alimentam mal e 74% não praticam qualquer atividade física\”, revela o coordenador da campanha, o médico Eli Paulo Colombo Filho. Durante o atendimento é calculado o Índice de Massa Corpórea (IMC) do paciente, que também responde a um questionário simples sobre seus hábitos de vida. Para a pesquisa, alimentar-se mal significa ingerir pouca verdura/legume e muita carne vermelha ou produtos gordurosos e à base de açúcar.

De acordo com o coordenador da campanha, esses hábitos de vida contribuem para a obesidade, fator de risco para o surgimento de doenças que prejudicam o coração e afetam juntas e ossos. Durante o atendimento, o usuário pôde também realizar o teste de glicemia – que detecta presença de diabetes. \”Esse índice ficou um pouco abaixo de 8%, o que é positivo\”, observa.

O percentual de caminhoneiros com alteração no eletrocardiograma – exame que detecta doenças cardíacas – também ficou abaixo de 8%. \”Mas é importante que os hipertensos se cuidem\”, frisa o médico. Cerca de 24% dos motoristas de caminhão demonstraram alteração na pressão arterial, mas menos de 4% dos atendidos precisou de encaminhamento a cardiologista.