Antes mesmo de ser analisada como solução para o trânsito, a cobrança de uma taxa para trafegar nas ruas da região central de Curitiba/PR nos horários de pico pode ser proibida. O projeto de lei da vereadora Renata Bueno (PPS), que impede qualquer forma de controle pago para ter acesso a vias públicas dentro do perímetro urbano, foi aprovado na Comissão de Legislação e Justiça, mas ainda não tem data para ser votado no plenário.
Se aprovado, o projeto de lei impedirá Curitiba de adotar uma solução cada vez mais usada em várias cidades do mundo para controlar o trânsito. “É perigoso apresentar um projeto sem fornecer outra alternativa. No ritmo que estamos, vai chegar o momento em que a única solução será o pedágio. E proibi-lo não é o melhor caminho”, defende o coordenador do Fórum de Mobilidade Urbana de Curitiba, André Caon. Para a autora do projeto, o pedágio cerceia a liberdade da população de ir e vir. “Mesmo que a atual gestão não tenha intenção de pedagiar, não sabemos quem vai administrar a cidade no futuro. Não podemos proibir o cidadão de transitar dentro da própria cidade”, diz Renata Bueno. Relacionada à população, a frota de veículos de Curitiba é a maior do país – são 1,205 milhão de automóveis para 1,7 milhão de habitantes.
Fonte: Gazeta do Povo