O Grupo Hübner acaba de conquistar o primeiro lugar na 20ª edição do “Prêmio Interação”, na categoria Responsabilidade Ambiental, promovido pela Mercedes-Benz, com o projeto \”Produtos Limpos e Ar Puro\”, da empresa Bricarbras – Grupo Hübner. Segunda a empresa, o sistema de carbonização permite aproveitamento eficiente da madeira de onde o carvão vegetal é extraído, sem emissão de poluentes na atmosfera.
De acordo com balanço da companhia, com a implantação do sistema seis mil toneladas de gás carbônico (CO2) deixaram de ser emitidas em 2010, principalmente pela operação da Hübner Fundição, fornecedora de peças para a Mercedes. A emissão de metano também foi reduzida – são lançados cerca de 60 quilos ao mês para produzir aproximadamente mil toneladas de carvão, enquanto fornos tradicionais emitem 50 toneladas na produção do mesmo volume. O sistema, conduzido em modelo fabril, evita ainda a emissão de fumaça poluente, o que reduz o impacto na comunidade.
Além de vantagens ambientais, os fornos do sistema não necessitam de mão-de-obra altamente qualificada para serem operados, facilitando o treinamento e contratação de novos funcionários. É possível, por exemplo, que operários carreguem cilindros pelo pátio ou pela área de carbonização. Outro benefício é a possibilidade de instalação do sistema em perímetro urbano, devido ao fato de ser uma tecnologia não-poluente.