O projeto \’Estudo de emissão de respingos e particulado em processos de proteção utilizado em equipamento de aplicação e solda a laser em processos de solda em carroceria automotiva\’, do engenheiro de manutenção da Volkswagen, Adriano Ribolla, foi apresentado na conferência AMNE 2006 – Achievements in Mechanical Manufacturing and Materials Engineering, na Polônia, em seguida aceito e publicado em periódico técnico-científico internacional.
O projeto do engenheiro propôs soluções para otimizar o componente conhecido como janela de proteção, que é parte de um sistema de soldagem a laser empregado em carrocerias automotivas. Tem a finalidade de proteger a lente focalizadora, de custo elevado e que compõe o cabeçote de soldagem de laser, contra respingos de solda, vapores metálicos e fumaça.
Outro projeto, \’Estudo da Automação de células de manufatura para montagens e soldagem industrial de carrocerias automotivas\’, do engenheiro de processo da Volkswagen, Marcelo Ramos de Albuquerque Barros, também teve divulgação internacional, devido sua participação no congresso internacional Pace Forum Digital Manufacturing, da Universidade Técnica de Darmstadt, na Alemanha. Esse projeto propôs uma solução e arquitetura de automação padronizada para controle de células de montagem de carrocerias automotivas, de baixo custo e alta performance.
\”Através da apresentação do trabalho numa conferência internacional e a publicação do artigo numa revista técnica-científica internacional, conseguimos provar que as soluções para a indústria automobilística não surgem apenas nos países de primeiro mundo. O principal diferencial do engenheiro brasileiro é sua capacidade criativa\”, explica o engenheiro Ribolla.