Você sabe qual a hora certa de fazer a troca do óleo lubrificante? Conhece as consequências de não respeitar os intervalos?

Respeitar o intervalo das trocas de óleo é fundamental para garantir desempenho e não comprometer a vida útil do motor. O óleo lubrificante reduz desgaste de peças do motor evitando o contato entre as partes metálicas.

Elevar o intervalo de troca além das recomendações do fabricante do veículo expõe o motor a trabalhar com um óleo que perdeu suas propriedades e não protege do atrito as peças, reduzindo a vida útil, o desempenho e aumento de consumo.

A troca do lubrificante está associada também ao teor de enxofre contido no diesel. Quanto mais enxofre, menor deve ser o intervalo de troca, porque em contato com a água ele gera ácido sulfúrico que corrói partes importantes do motor. O nosso diesel com menor índice de enxofre é o S10, produto com o máximo de 10 mg/kg e a troca a troca pode ocorrer a cada 45 mil quilômetros.

Para o óleo diesel S500, as trocas devem ocorrer a cada 30 mil quilômetros e no caso do S1800 a cada 15 mil quilômetros. Sobre o biodiesel, especialistas observam que  sua utilização não altera o intervalo de troca. O aumento de potência e a redução de folgas internas dos motores diesel têm demandado o desenvolvimento de novos lubrificantes.

Conheça os óleos lubrificantes  separados de acordo com a sua viscosidade (W) 

  • Monograu: lubrificante mineral com viscosidade única. Os 20W e 40W, entre outros, mantêm a viscosidade independente da temperatura do motor.
  • Multigrau/Multiviscoso: lubrificante mineral com viscosidade variável. O 20W40, por exemplo, mantém seu desempenho em baixa temperatura, como um óleo 20W, que reduz o desgaste na partida do motor e funcionamento ainda frio, e também em alta temperatura, com desempenho de um óleo SAE 40.
  • Semi-sintético: obtido a partir da mistura de óleo lubrificante mineral e óleo sintético. Também garante a lubrificação tanto em baixa quanto em alta temperatura, como o 15W40.
  • Sintético: lubrificante produzido a partir de reações químicas de polimerização de insumos da indústria petroquímica com o objetivo de terem menor viscosidade, como o 5W30. Comporta-se da mesma forma quando expostos a variações de temperatura maiores.