A Randon S.A. iniciou nesta sexta-feira (dia 02/03) as operações da nova linha de desbobinamento e corte transversal de chapas. A iniciativa agrega valor ao produto final, dada a melhoria de qualidade do processo, em função da precisão da máquina e da elevada produtividade. O serviço, até então terceirizado, inaugura um novo e avançado processo industrial e vai atender, além de suas próprias linhas de produção, as demais empresas do conglomerado.
O processo envolve as operações de desbobinamento, planificação da chapa, refilo lateral, corte transversal, empilhamento e descarga. O equipamento possui a capacidade de processamento de chapas de 3 a 13 milímetros de espessura e largura de até 2 metros, com capacidade de processamento de 700 toneladas/dia. Importada da empresa italiana Stam, a linha de desbobinadeira e corte apresenta tecnologia de última geração. A estrutura conta com 70 metros de comprimento e pesa 230 toneladas o que exigiu a utilização de 17 containeres para o transporte.
A iniciativa exigiu recursos da ordem de R$ 20 milhões que integram o “pacote” de investimentos totais de R$ 800 milhões já anunciados para aplicação até 2009, parcela dos quais enquadrados no Fundo Operação Empresa (Fundopem), benefício financeiro estadual.

A ação, simultaneamente, reforça o projeto Estamparia, que implica em uma nova estrutura, com ampliação da área física, novo layout, além de novas máquinas e equipamentos para dobra e corte. Além da linha de desbobinamento e corte, a área agrega desde o final do ano passado novas máquinas tais como: prensas hidráulicas, mecânicas, máquinas de corte a laser, máquinas de corte a plasma de alta definição, dobradeiras CNC, entre outros equipamentos adquiridos.