Com a pandemia da Covid-19 e a paralisação das montadoras, o volume de licenciamento de caminhões reduziu em quase 50%. O emplacamento de 3.910 veículos pesados representou queda de 40,02% em relação às 6.519 unidades licenciadas em março. Se comparado com abril de 2019, a queda é de 53,93%.

O Volvo FH 540 manteve sua posição de caminhão mais licenciado no mercado brasileiro, com 276 unidades, número bem abaixo das 486 registradas em março. Desde o ano passado o modelo vem se mantendo entre os vendidos.

A montadora com maior volume de licenciamento de caminhões em abril foi a Mercedes-Benz (1.215 unidades) seguida pela Volkswagen (1.052) e Volvo 735 unidades.

A Scania, por sua vez, por não ter veículos em estoque quando parou a produção por causa da pandemia, ficou em posição bem abaixo da qual normalmente ocupa no ranking mensal de licenciamento.

10 CAMINHÕES MAIS LICENCIADOS EM ABRIL

Volvo FH 540……………………………………..276

Volkswagen Constellation 24.280…………….209

Volvo FH 460……………………………………..171

DAF XF 105……………………………………….159

Volkswagen Delivery 11.180…………………..153

Volkswagen Delivery 9.170…………………….120

Scania R 450……………………………………..109

Mercedes-Benz Atego 2426……………….107

Mercedes-Benz Actros 2651……………….106

Volvo VM 270……………………………………102

 

LICENCIAMENTO EM ABRIL POR MARCA

Mercedes-Benz ………………………………1.215

Volkswagen…………………………………….1.052

Volvo……………………………………………..   735

Scania…………………………………………….   299

Iveco……………………………………………..    258

DAF……………………………………………….    175

MAN……………………………………………..    119

Ford………………………………………………      50

Hyundai…………………………………………        5