Conforme dados divulgados pela ANTT (Agência nacional dos Transportes Terrestes), a idade média da frota nacional de caminhões em circulação no Brasil está próxima dos 18 anos (atualmente 17,7 anos), que acarreta, segundo a entidade, maior desgaste das vias públicas, maior gasto de órgãos com remoção de veículos, maiores congestionamentos e aumento da poluição na atmosfera, entre outros itens.

Para amenizar esses problemas, a Jamef Encomendas Urgentes, entre outras empresas, investe constantemente na renovação da frota e neste caso específico, seus veículos possuem em média dois anos e meio de uso.

O diretor geral da empresa, Adriano Depentor, explica que no Brasil ainda não existe um programa de renovação da frotas, entretanto no México a frota de veículos é renovada a cada dez anos e ainda as autoridades daquele país pretendem baixar esta estimativa. \”Para a nossa empresa, além da preservação do meio ambiente, renovar a frota também significa reduzir custos de manutenção, preservação da profissão e da vida\”, conclui o executivo.