Começa hoje (4/6) e se estende até sábado (7/6) a Autopar 2008 – Feira Sul-Brasileira de Fornecedores da Indústria Automotiva, no pavilhão Expo Trade, em Pinhais, na Grande Curitiba, no Paraná.

Durante todos os dias do evento, a Revista O Mecânico programou um ciclo de palestras especiais para disseminar mais informações técnicas aos profissionais que buscam atualização no setor de reparação veicular. O ciclo de palestras, parte do projeto idealizado pela Revista, denomina-se \”Atualizar O Mecânico\” e busca viabilizar um canal de comunicação entre os mecânicos e indústrias do segmento automotivo. Desta maneira, os fabricantes têm a oportunidade de transmitir informações preciosas sobre aplicação, armazenamento, manutenção e manuseio de peças e equipamentos; gestão de oficinas; além de outras dicas importantes para os serviços cotidianos em uma oficina mecânica.

O projeto \”Atualizar O Mecânico\” na Autopar tem confirmado a participação de empresas de renome na reparação, como Alfatest, Castrol, ElringKlinger, Goodyear Correias, Mecanicaweb e Oficinafacil.net. O espaço da Revista conta com uma carreta transformada em estande e dois auditórios, com capacidade para 25 participantes cada um. Serão realizadas duas palestras simultaneamente, ou seja, cerca de 500 mecânicos terão a chance de se atualizar durante os quarto dias do evento. Cada empresa ministrará uma palestra por dia, com duração de 50 minutos.

Os mecânicos que estiverem interessados em assistir às palestras devem fazer as inscrições no estande da Revista O Mecânico, no pavilhão da Autopar, localizado na Rua X com o corredor 2. As palestras são gratuitas e os participantes recebem um certificado no final da apresentação, além de um ano de assinatura da Revista O Mecânico.

– Mais empresas na Autopar

Durante a mostra, a Delphi expõe seus novos recicladores de gás e sistemas de ar condicionado e orienta que o Refmatic Power AT41500P trabalha em modo manual ou automático e inclui botija para 26Kg de fluído refrigerante. O produto atende a linhas leve e pesada, possui memory card com mais de 40 montadoras e mil veículos. Outro componente, o Refimatic Active AT41500A possui características semelhantes ao anterior e botija de 12Kg; e o Refimatic Plus SV10190 incorpora botija para 12Kg, é semi-automático, e faz leituras rápidas e precisas das quantidades de fluídos recuperado e de carga. A empresa também mostra sistemas de limpeza de bicos injetores, termômetros digitais, lança uma linha de cabos de ignição e velas para veículos movidos a Gás Natural Veicular (GNV), além de novidades em bombas de combustível, sensores de oxigênio e bicos injetores.

Das Empresas Randon, a Fras-le expõe suas pastilhas e lonas para freios, revestimento de embreagens, produtos industriais e especiais para aplicação em caminhões, ônibus, semi-reboques, automóveis, máquinas industriais, tratores, metrôs, elevadores, sondas petrolíferas, aviões e motocicletas, e para o segmento ferroviário. A JOST Brasil expõe o pino-rei de 2\” e de 3 1/2\”, hubodômetro, engate de contêiner e peças de reposição em geral.

A Master, por sua vez, enfatiza o uso de peças originais e expõe patins, ajustadores automáticos e manuais, eixos expansores, câmaras de serviço, câmaras de serviço/estacionamento e aranhas de freios. Outra empresa do Grupo, a Suspensys, além de apresentar a linha de reposição integrada por balancim, conjunto suporte, braços tensores, tambor de freio, pinos buchas e arruelas, mostrar seu rodocalibrador Pneuplus, que será lançado oficialmente no segundo semestre de 2008.

A Affinia Automotiva destaca 23 linhas de produtos que compreendem as marcas Brosol, Nakata, Perfect Circle, Spicer, Urba, Victor Reinz e Wix. O estande da empresa está caracterizado com recepcionistas vestidas como pilotos e expõe um Fiat Marea tunado pela V-Tunning e transformado em carro da Nascar. Esse veículo inicia um circuito nos principais pontos-de-venda de varejo, eventos e feiras pelo País, com o objetivo de aproximar a marca Wix às revendas e oficinas mecânicas. Em 2008, a empresa lançou mais de 70 itens e a Wix prevê lançar mais de 100 itens até o final do ano.