A Ecovias estima que até 260 mil veículos devem descer em direção à Baixada Santista no feriado de Corpus Christi. A Operação Descida (7×3) funcionará na quinta-feira (26/05) entre 7h e 15h, com os carros descendo pelas duas pistas da Anchieta e pela pista nova da Imigrantes. Na volta para o planalto, a Operação Subida (2×8) terá início no domingo (29/05) às 12h e termina às 24h, e os motoristas poderão utilizar as duas pistas da Imigrantes e a pista Norte da Anchieta .
A NovaDutra prevê o fluxo de 195 mil veículos nos dias do feriado, por isso recomenda aos usuários que evitem trafegar nos períodos de pico, ou seja, entre as 16h e 22h da quarta-feira (25/05) e durante o dia inteiro no domingo (29/05). A estimativa para esses horários é de cerca de 7.500 veículos por hora. A NovaDutra vai paralisar as obras nos dias de maior tráfego, a fim de evitar interdições e congestionamentos nas pistas.
Responsável pelo sistema Castello/Raposo, a ViaOeste estima cerca de 183 mil veículos transitando pelas as rodovias Raposo Tavares e Castello Branco entre os dias 25 e 29 de maio, em virtude do feriado. O maior movimento deve acontecer na Castello, onde a estimativa é a passagem de 152 mil veículos. A concessionária aumentará a frota de veículos que prestam socorro e agilizará os pedágios com a colocação de arrecadadores extras e papa-filas.