As empresas têm adotado cada vez mais ações de responsabilidade social e incentivam a prática entre seus colaboradores. Medidas como a substituição de copinhos plásticos descartáveis e a reciclagem de materiais evitam que esses resíduos – que demoram 100 anos ou mais para serem decompostos pela natureza – terminem nos lixões das cidades. Além disso, podem render no orçamento e gerar benefícios aos funcionários.

Na empresa a idéia é colocada em prática há algum tempo. Com o nome de Projeto Recicle, a empresa, entre outras ações, incentiva seus colaboradores a recolherem lixo reciclável, que é vendido e tem parte da renda revertida a eles próprios. \”Realizamos uma gincana, com ações e provas voltadas ao meio-ambiente. Ao final, parte do valor arrecadado com a venda dos recicláveis é destinada à equipe vencedora e o restante revertido em benfeitorias para os próprios colaboradores\”, explica Vera Lúcia Marabin Naves, diretora da RTE Rodonaves e uma das grandes incentivadores do projeto.

Uma comissão, formada por colaboradores de diversos setores da RTE Rodonaves, é quem decide o destino da verba. Neste ano, por exemplo, parte do dinheiro ajudou na criação da área de descanso e leitura, um espaço equipado com televisão, livros, revistas e puffs.