A Saint-Gobain Sekurit comenta que está preparada para fornecer ao mercado os vidros automotivos com limites de transmitância luminosa estabelecidos pela Resolução 254 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), anunciada oficialmente em 21 de novembro no Diário Oficial da União. Conforme a resolução, nas áreas indispensáveis à dirigibilidade os vidros de segurança não poderão ter transparência inferior a 75% para os pára-brisas incolores e a 70% para pára-brisas coloridos e janelas laterais dianteiras. A grande novidade da resolução refere-se aos vidros laterais traseiros, cuja transmitância luminosa não deve ser inferior a 28%.

A resolução 254 anuncia também a instituição de instrumento de medição aprovado pelo INMETRO e homologado pelo DENATRAN, que permitirá aos órgãos de fiscalização aferir os níveis de transmitância dos vidros instalados nos veículos em circulação.

De acordo com Manuel Corrêa, diretor geral da empresa, com a nova resolução os vidros escurecidos passam a equipar os automóveis como item original, com garantia de fábrica e não como produto aplicado após a venda, muitas vezes sem marca, sem comprovação de qualidade e podendo estar fora da legislação em vigor. \”Os vidros originais têm logotipo do fabricante como atestado de qualidade comprovada\”, salienta.