Meta é desenvolver equipamento para minimizar a emissão de poluentes
A Scania e a Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) assinaram convênio de cooperação tecnológica para desenvolver um laboratório para estudar as características dos motores a diesel. Realizado por meio da FDTE (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia), o projeto tem como objetivo gerar conhecimento científico que poderá contribuir para a redução de emissão de gases poluentes na atmosfera.
De acordo com o gerente de pesquisa e desenvolvimento de trem de força da Scania, Jairo de Lima Souza, o equipamento permitirá estudar o comportamento do fluxo de ar dentro do motor, item que impacta diretamente nas emissões de poluentes liberadas pelos motores a diesel.
“Nosso objetivo é apresentar modelos matemáticos representativos do fenômeno e a construção de um laboratório protótipo que viabilizará a verificação e validação de teorias geradas em simulações virtuais. O projeto será desenvolvido com o apoio de equipamentos de escaneamento a laser de última geração”, diz Souza. “Essas ferramentas gerarão modelos tridimensionais que, por sua vez, irão viabilizar a comparação das simulações virtuais com os resultados de laboratório”, acrescenta.
De acordo com Souza, o projeto também contempla o desenvolvimento de um software para previsão e controle do comportamento do fluxo de ar no motor. A ferramenta poderá ser futuramente utilizada no processo de manufatura de cabeçotes de motores, o que certamente aprimorará o controle de qualidade dos componentes produzidos na montadora.
Com quatro anos de duração, o projeto prevê a instalação de um laboratório da Scania, no Parque Tecnológico de Sorocaba, em São Paulo (SP), para a realização de ensaios com o equipamento a ser desenvolvido. “Os resultados devem subsidiar as pesquisas que explicarão os fenômenos que influenciam a liberação de gases poluentes pelos motores a diesel”, esclarece o coordenador do projeto, Prof. Dr. Marcelo Massarani, do Centro de Engenharia Automotiva da Poli-USP.