A Scania acaba de realizar o embarque de 246 caminhões num único navio no porto de Santos/SP, com destino aos portos de Antuerpia, na Bélgica, e Hamburgo, na Alemanha. Os veículos foram destinados a 11 países do Leste Europeu, Oriente Médio, Extremo Oriente e África.
\”Desde 2002, a montadora adota uma estratégia crescente de ocupar sua capacidade de produção no Brasil, com mercado fora da Europa Ocidental. Estamos atendendo prioritariamente o mercado doméstico, com volumes que nos garantem a liderança interna em várias oportunidades e temos obtido escala com as exportações. Este embarque recorde, num único navio, demonstra toda a eficiência de nosso processo logístico\”, explica Michel de Lambert, presidente da Scania Latin America.
O deslocamento dos veículos desde a fábrica da empresa em São Bernardo do Campo/SP até o porto de Santos durou menos de uma semana e todos o caminhões foram transportados por carretas especiais, que levam até três unidades cada. A área de Logística da empresa trabalhou com dois meses de antecedência, coordenando a distribuição dos veículos após a chegada na Europa e garantiu a entrega final para alguns países em pouco mais de três semanas.
No ano passado, a montadora ocupou a 19ª posição no ranking de maiores exportadores do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Essa colocação representa crescimento de 28% nas exportações em relação ao período anterior, época em que a Scania estava em 25º lugar. Com relação à exportação de caminhões pesados, a marca foi líder em 2006 com mais da metade do total.