A Polícia Federal, em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), realiza, em Campinas/SP, entre os dias 18 e 19 de agosto, o II Seminário Estadual \”Repressão ao Crime Organizado: Roubo de Cargas e Valores\”. O objetivo é discutir soluções específicas no combate a esse tipo de crime em São Paulo, um Estado que registra atualmente um dos maiores índices de ocorrência de roubo de cargas no Brasil.
A parceria da Polícia Federal e dos transportadores acontece em função do aumento desse tipo de crime em todo País. A gravidade da situação motivou a criação Parlamentar Mista Inquérito (CPMI), no Congresso Nacional, ano 2000. De acordo com levantamento da CPMI, em relação ao transporte de carga, foi registrado aumento em torno de 40% no custo do transporte. E entre os anos de 2001 e 2003, mais de 200 empresas de transportes foram a falência em consequência dos prejuízos causados pelo roubo de carga.
O evento conta com apoio da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (Fetcesp) e Sindicatos do Estado de São Paulo.