VM corresponde a cerca de 40% das vendas totais da montadora no País
A Volvo comemora este ano os 10 anos de mercado do caminhão VM, lançado em 2003, em Gramado/RS. Com a linha VM, a Volvo passou a competir no segmento de semipesado e, segundo o diretor de caminhões no Brasil do Grupo Volvo América Latina, Bernardo Fedalto, em uma década o produto corresponde a cerca de 40% das vendas totais da montadora no País.
Entre as vantagens do VM, destacadas pelo gerente de vendas da linha, Francisco Mendonça, estão baixo consumo de combustível, disponibilidade e conforto. Fedalto ressalta ainda que o baixo consumo de combustível é uma qualidade fundamental num veículo de transporte, pois o combustível representa cerca de 40% na planilha de custos do transportador. “O projeto do caminhão foi desenvolvido para as características brasileiras e latino-americanas. A linha atual é a terceira geração do VM”, ressalta.
De acordo com a montadora, quando foi lançado, o VM era o único em sua categoria a ter coluna de direção ajustável, prancheta incorporada ao volante, sistema de basculamento hidráulico da cabine, além de opcionais como imobilizador, climatizador e caixa de câmbio de 9 marchas. “O modelo era também o único na classe a ter como componentes standard freios a disco dianteiros, coluna de direção ajustável e suspensões com molas parabólicas”, finaliza Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo.