Na edição de fevereiro de 1980 foi publicada matéria sobre as principais maneiras de evitar o roubo do caminhão. Será que essas dicas ainda valem para os dias de hoje? Confira:

  1. Procure deixar seu caminhão sempre no estacionamento do posto de combustível que tenha frentistas de dia e vigilantes durante a noite
  2. Deixe sempre a cabina trancada a chave e leve os documentos. Você sabe que se o ladrão levar o seu caminhão com os documentos fica mais fácil de vender.
  3. Quando estacionar em um posto à noite, durma sempre dentro do caminhão, trancando portas, janelas e para-brisas com cortinas. Assim você dorme escondido de quem olha do lado de fora. Em caso de tentativa de assalto, buzine alto, assim você atrairá a atenção dos colegas e provocará a fuga dos ladrões.
  4. Quando parar o caminhão para almoçar ou jantar avise sempre os funcionários do posto para tomar conta do seu caminhão, deixando-o trancado. Você sabe melhor do que ninguém que em determinados caminhões um simples prego poderá girar o motor de partida fazendo funcionar o motor do bruto para ele ser roubado.
  5. Nunca dê carona. Todos os dias ocorrem assaltos. É bastante comum, na estrada, o motorista levar rapazes (e moças) com mochilas nas costas para outros Estados. Vários motoristas roubados foram atacados pelas pessoas a quem deram carona, que levaram seus documentos, dinheiro e caminhão.
  6. Quando chegar nas transportadoras para entregar não deixe o caminhão em lugar sem movimento. Muitos motoristas largam o veículo para jantar ou procurar amigos e, quando retornam, não encontram mais o bruto.
  7. Para dificultar a tentativa de furto de seu caminhão você poderá instalar um sistema de alarme ou então uma chave geral. Use xerocópias de seus documentos, autenticadas pelo Detran. Os guardas só não aceitam xerox da Carteira de Habilitação, esta tem que ser original. Os ladrões especializado e as grandes quadrilhas preocupam-se muito em levar também os documentos que serão utilizados inclusive para retirar e roubar cargas nas empresas transportadoras.
  8. Rodando na estrada pare apenas para pessoas muito conhecidas. Este conselho é válido porque existem muitos roubos registrados nos Estados do Rio Grande do Sul. Paraná, Goiás, Mato Grosso, Norte e Nordeste feitos por motoristas ladrões que procuram travar conhecimento com o carreteiro nas transportadoras, durante o carregamento e que depois simulam algum efeito no caminhão para poder assaltar os carreteiros que pararem para ajuda-los.
  9. Quando estiver carregando carga valiosa não viagem sozinho. Leve um companheiro ou então combine com outros motoristas e siga-os. Na estrada de maior movimento você poderá ser assaltado.
  10. Procure não trafegar com rótulos, anúncios ou propaganda colados na carga, que digam que tipo de mercadoria você está carregando no seu bruto. Sabendo o que você carrega o ladrão pode planejar melhor como fazer para roubá-lo (podem planejar qual o carro melhor para assalta-lo, qual o receptador que pode comprar a carga roubada, etc).
  11. Na estrada, ao cruzar com um motorista que esteja com o automóvel parado, não pare. Siga em frente e comunica o caso no primeiro posto ou ao policial rodoviário.