Analisando tecnicamente os contratos que concederam à empresa espanhola OHL novos trechos de rodovias pedagiadas no Brasil, inclusive os trechos que abrangem o Paraná, o Setcepar (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Paraná) faz um alerta a todos os cidadãos e usuários de estradas que os baixos valores podem ser uma \”cortina de fumaça\” para encobrir a verdadeira situação.

O resultado do leilão de concessões de rodovias federais realizado em outubro apresentou tarifas bastante reduzidas em relação às atuais, que serão praticadas pela OHL, vencedora por oferecer os menores preços em cinco editais. De acordo com Fernando Klein Nunes, presidente do Setcepar, tomando-se como base a lei 9648 (artigo 48), o preço considerado exeqüível por praça de pedágio seria de R$ 1,45, e não R$ 1,028 oferecidos pelo grupo espanhol, e os reajustes das tarifas já estão previstos no contrato.

Klein Nunes ressalta que, quando assumir a concessão da Régis Bittencourt, BR-116 que liga São Paulo a Curitiba, a empresa espanhola OHL herdará também o fardo de terminar a duplicação da pista e, assim, finalizar um dos únicos trechos que ainda justificam o antigo apelido de \”corredor da morte\”. \”O preço oferecido pela OHL em alguns trechos deste leilão é muito abaixo do previsto e com isso a empresa pode não conseguir garantir os serviços necessários aos usuários das rodovias, tendo que aumentar o valor das tarifas para garantir o equilíbrio econômico-financeiro do contrato, até porque esta possibilidade de reequilibrar o contrato foi prevista nos editais\”, alerta o presidente do Setcepar.