O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar), está em comemoração devido a aprovação da Câmara da proposta que obriga concessionárias de rodovias federais a construir e manter estações de apoio aos motoristas de caminhão e de ônibus, à margem das estradas. Para o Presidente da entidade, Gilberto Antonio Cantú, a ação é positiva, visto que está prevista na regulamentação da atividade de motorista profissional, mas ainda precisa ser mais bem estruturada. “No Brasil convivemos diariamente com as péssimas condições das rodovias. Quem irá garantir a estrutura adequada nestes pontos de apoio?”, questiona Cantú. O executivo lembrou ainda que os pontos de apoio deverão manter uma distância máxima de 150 quilômetros e abrigar instalações básicas destinadas ao descanso, higiene e alimentação dos condutores, além de pátio para estacionamento e reparação dos veículos. Além disso, caberá ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) elaborar os padrões técnicos a serem observados na construção dos pontos de apoio. “O objetivo da proposta é muito positivo, mas é preciso cautela para não acabar sendo mais um projeto que não saiu do papel. Isso porque pode acabar gerando ainda mais custos para os usuários das vias, pois as concessionárias vão repassar o valor de investimento para alguém” diz. E continua: “O Governo, que já arrecadou mais de R$ 300 bilhões em impostos somente neste ano, é quem deveria ser o responsável por esta ação. Caso contrário, iremos pagar mais uma vez a conta final”, destaca.