A reunião da Câmara Técnica de Comercialização e Tarifas (CTCT) realizada na última terça-feira (6/05), na sede do SETCERGS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Rio Grande do Sul), comprovou que o preço do óleo diesel subiu nas bombas entre 9% a 15%. Os representantes das empresas associadas discutiram amplamente e decidiram que o setor vai repassar esse custo em até 10% no valor do frete, de acordo com o tipo de transporte.
No encontro coordenado pelo diretor do sindicato, Renê Mesquita, os transportadores rodoviários de cargas entenderam que esse reajuste deve ser emergencial, pois o impacto do aumento do diesel anunciado pela Petrobras na semana passada foi imediato. \”Em época de economia estável, as empresas têm negociado com seus clientes dois repasses por ano, aplicados nos meses de março e setembro\”, ressalta o dirigente.
Mesquita salienta que para as transportadoras que operam com cargas completas e em longas distâncias, o impacto provocado pela majoração do diesel é maior ainda. \”Muitas empresas operam sem margem de lucro\”, complementa. Segundo ele, o reajuste passa a ser praticado a partir de ontem (6/05).