Devido ao início da fase IV da norma de emissões de gases do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) em relação aos caminhões, o preço ao consumidor foi reajustado entre 5% e 15%, porém o segmento vislumbra um mercado estável em 2006.
A Mercedes-Benz, por exemplo, já vinha se adequando para a norma desde 1998 e segundo o gerente de Vendas da montadora, Euclydes Coelho, destaca que o mercado ficará estável este ano e resume que os clientes preferem o motor eletrônico pela economia de combustível e maior segurança. \”No ano passado já tivemos 60% das nossas vendas com motores eletrônicos adaptados ao Euro III\”, disse o gerente de Vendas.
Para o analista de Marketing da Agrale, Naurimar Ribeiro, o mercado ficará estável em 2006 e na Iveco, que oferece a linha completa com motor eletrônico, a opinião não é divergente. \”A Iveco tem as encomendas dentro das expectativas, apesar do atual nível de atividade econômica ser inferior a 2005\”, disse o gerente de Marketing da marca, Luiz Alexandre Alves.
A fabricante de motores Cummins também aguarda um ano estável, que vendeu 70 mil motores em 2005 e espera vender 71 mil unidades este ano. \”Na Europa e Estados Unidos, quando a norma entrou em vigor, houve, a princípio, um período de queda nas vendas por período. No Brasil não deve ser diferente, apesar da entrada gradual da norma\”, conclui Luis Afonso Pasquotto, diretor de Marketing da empresa.