Com mais de dez anos de experiência com o biodiesel na Europa, a Shell Brasil expande sua rede de distribuição de biodiesel no Brasil e passa a oferecer o produto em 32 postos da rede no Maranhão, e ainda irá atender outros 20 clientes como empresas de ônibus, transportadoras e indústrias com frotas próprias. A França, Itália e Alemanha são os principais países que a empresa opera com esse tipo de produto

\”A iniciativa é parte da política da companhia de investir em fontes renováveis de energia e em contribuir para o desenvolvimento energético sustentável do Brasil\”, disse Alessandra Aragão, consultora de marketing do mercado comercial da Shell Brasil.

A adição do produto derivado de mamona ou soja ao diesel será obrigatória no mercado brasileiro a partir de 2008, na proporção de 2% de biodiesel e 98% diesel. Porém, a empresa decidiu se antecipar e adquiriu através de leilão da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o volume de 1,8 milhão de litros de biodiesel puro, em novembro de 2005.

Em setembro desse ano, a Shell passou a atender 45 postos da sua rede em Recife/PE e em outras 18 cidades de Pernambuco, e um na Bahia, além de 23 clientes comerciais, basicamente formado por empresas de ônibus e transportadoras da região. A expansão para outras bases de abastecimento irá acontecer ainda em 2006 e irá atender Belém, no Pará e Açailândia, no Maranhão. Além disso, outras bases da empresa no Centro Sul do País irão disponibilizar o produto em 2007.