Por Magno Pereira

Durante dois dias, especialistas, estudiosos e profissionais do setor automobilístico se reúnem na capital paulista para apresentarem e conhecerem as mais recentes tecnologias do segmento e mostrar novas soluções em combustíveis e redução dos níveis de poluentes

Com o objetivo de discutir os avanços da tecnologia aplicada na indústria automobilística, com destaque para a criatividade dos projetos e redução de emissões de poluentes dos veículos, além da busca de novas alternativas em combustíveis, a AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva) inicia nesta quinta-feira (28/09), no Centro Fecomércio de Eventos, em São Paulo, o 14º SIMEA – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva. O evento, que se estende até sexta-feira (29/09), conta com a participação de empresas e estudiosos nacionais e internacionais, os quais irão abordar as mais recentes novidades sobre motorização, combustíveis, emissões, eletrônica embarcada, segurança e Body & Chassis

Dentre os assuntos abordados durante o Simpósio, um dos destaques é a questão da poluição atmosférica, uma vez que automóveis, ônibus e caminhões são responsáveis pela maior parte de emissões de poluentes, com reflexos prejudiciais à saúde humana. A principal inovação desses veículos é a capacidade de converter energia em eletricidade, que é estocada numa bateria para em seguida mover o motor elétrico e tracionar o veículo, permitindo a redução de utilização de combustível e de emissão de partículas e gases na atmosfera.

Paralelo a esse tema, outro desafio da atualidade é a medição do nível de emissões de poluentes expelido pelo escapamento dos veículos automotores, tanto para homologação dos novos, como para aplicação de programas de inspeção veicular e levantamento de dados. Para realizar os ensaios, segundo as normas brasileiras, são sugeridas a retirada do motor do veículo para avaliação. Por outro lado, para estimar o nível de poluição dos caminhões e ônibus, sem a necessidade de retirada do motor, o Simpósio irá apresentar uma nova metodologia de ensaios utilizando GNV (Gás Natural Veicular) como combustível.

Entre as empresas participantes está a Cummins, que irá abordar o tema \”Motores Movidos a Gás\”, e participa com a proposta de se atualizar no mercado automotivo, especialmente sobre novas tecnologias em motores, além de conhecer o trabalho desenvolvido pelas empresas concorrentes. \”No Simea, pretendemos mostrar o que temos para oferecer ao mercado, com o foco em coisas inéditas, além de conseguirmos visualizar o que acontece nesse segmento,  aproveitando também para entender outras tecnologias\”, disse Luiz Chain Faraj, gerente de marketing da Cummins.

De acordo com Chain, o mercado atual passa por um momento em que os motores mecânicos convergem para eletrônicos e isso exige às oficinas constante atualização e especialização mais adequada de seus profissionais. Decorrente do avanço das tecnologias nos veículos, as ferramentas também foram aprimoradas para desempenharem um diagnóstico mais preciso na identificação de falhas. \”Antes, por exemplo, o mecânico  resolvia um problema no cilindro através de algum ruído diferente na peça, causando, às vezes, a substituição de mais componentes do que o necessário. Atualmente, com as novas ferramentas, o diagnóstico é preciso\”, exemplifica.

A Saint-Gobain Sekurit irá mostrar sua tecnologia de vidro lateral laminado, que é aplicado de forma pioneira nos Fiat Idea e Fiat Idea Adventure e tem a função de dificultar a ação dos ladrões de veículos e impedir que os ocupantes sejam lançados para fora em caso de acidente. Outro destaque da fabricante é o Aquacontrol, um revestimento desenvolvido para remover água da chuva dos pára-brisa e vidros laterais, que funciona por intermédio de arrasto aerodinâmico e resulta numa melhor visibilidade ao motorista.

Outro destaque do simpósio é a Bosch, devido coordenar esta edição e apresentar trabalhos técnicos como estudos e pesquisas sobre motorização, gerenciamento eletrônico e combustíveis, além de moderar diversos painéis para debater o atual cenário e apontar as tendências de mercado e novas tecnologias automotivas. \”A empresa sempre prestigia os eventos da AEA, pois considera que a entidade tem papel importante como propagadora de soluções no âmbito da indústria automobilística\”, disse Mário Massagardi, diretor de engenharia e vendas de sistemas de injeção à diesel da Robert Bosch, vice-presidente da AEA (associação Brasileira de Engenharia Automotiva) e coordenador do Simea 2006.

Conforme explicou Massagardi, o Simea é um dos maiores eventos de engenharia automotiva do País e é prestigiado por executivos e engenheiros de grandes montadoras e indústrias de autopeças, além de autoridades e estudantes de engenharia. Ao longo dos 22 anos de apresentações, o evento foi palco de diversos fóruns de debates que influenciaram na legislação brasileira e nas estratégias de empresas de todo o setor automotivo.

Para a realização do 14º SIMEA foram selecionados 45 trabalhos, que serão apresentados por profissionais  da Petrobras, DaimlerChrysler, Ford, Fiat, Iveco, General Motors, Volkswagen, Robert Bosch, Delphi, Magneti Marelli, além de especialistas de universidades. Esses \’papers\’ estão focados nos resultados de pesquisas inéditas e em tecnologias para aplicação na indústria automotiva. A escolha desse conteúdo foi feita por uma comissão especializada formada por integrantes das Comissões Técnicas da AEA. Os temas, entretanto, serão abordados em duas etapas: nos trabalhos que compõem painéis temáticos e em palestras ministradas por estudiosos do setor. Ao todo, são 13 assuntos a serem discutidos em painéis, que serão apresentados simultaneamente logo após as palestras. No primeiro dia, esta atividade acontecerá às 17h20 e, no segundo dia, às 16h50.