Nesta segunda-feira de manhã (08/10) estavam em pauta as inovações e os novos desafios na área de propulsão veicular durante o Simpósio SAE Brasil de Propulsão Veicular e a Nova Matriz Energética, na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham), em São Paulo, que tratará de temas atuais relacionados a motores e combustíveis.
Um dos destaques é a palestra \’O Brasil na Era da Célula a Combustível\’, de Marcio Schettino, gerente de Desenvolvimento da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo), que abordou os novos passos da propulsão para ônibus urbanos, a partir da experiência no projeto do ônibus a hidrogênio. O novo modelo em breve entrará em circulação no corredor São Matheus-Jabaquara, em caráter experimental.
O fórum \’Combustíveis, Motores e Emissões: A Realidade\’ foca as normas Euro 4 e Euro 5 a partir dos prazos de implantação, necessidades técnicas e disponibilidade de combustíveis, com a participação de Adriano Rishi, gerente técnico da Cummins; Domingos Carapinha, gerente de Engenharia de Performance e Emissões da MWM International Motores; Mário Massagardi, diretor de Engenharia e Vendas da Divisão Diesel da Bosch; Stephan Blumrich, gerente de Planta da Umicore; e Vicente Pimenta, gerente de Projetos Especiais da Delphi. A coordenação será de Luso Ventura, diretor de Comissões Técnicas da SAE Brasil e também diretor da Netz Engenharia.
Vilmar Fistarol, presidente da SAE Brasil, destaca a importância dos simpósios da instituição como atividade essencial para melhorar a gestão das empresas da área da mobilidade. \”Este é um dos grandes desafios que temos pela frente e os simpósios da SAE BRASIL colocam em debate os assuntos que estão em evidência nas mesas de reuniões dos executivos do setor da mobilidade\”, afirma.
– Participação da MWM International
O gerente de Performance e Emissões da MWM International Motores, Domingos Carapinha, irá apresentar o painel \”Combustível, Motores e Emissões: A Realidade\” durante o evento. De acordo com o gerente, o objetivo é abordar as normas de emissões de poluentes atuais e futuras, e também vai explanar a legislação relacionada a emissões vigente no Brasil e em outros países. Outros temas serão powertrain, o Brasil na era da célula a combustível, as novas gerações do flex e a nova matriz energética automotiva.