Durante o Simpósio Brasileiro de Pavimentação, que acontece entre os dias 8 e 9 de junho, no auditório do DNIT, em Brasília, serão apresentados soluções e alternativas de tecnologia para a melhoria da pavimentação das rodovias brasileiras. Na ocasião, cinco temas serão mostrados e analisados: as novas tecnologias de materiais asfálticos; concessões rodoviárias; tratamento e recuperação de rodovias; gerenciamento e investimento; além de equipamentos rodoviários. De acordo com o DNIT, 46,4% dos 57 mil quilômetros da malha rodoviária federal estão em péssimo estado. Para manter todos os trechos em bom estado de conservação, segundo especialistas do setor, o País precisa investir cerca de R$ 3 bilhões por ano. No entanto, de 1997 a 2003, o orçamento destinou no máximo R$ 2,1 bilhões, sendo boa parte para o pagamento de dívidas. Para 2005, o Governo Federal destinou R$ 6,8 bilhões e criou programas emergenciais, em que o valor investido chega a ser o triplo do ano passado. Está previsto também a privatização da BR 153, 116, 393, 101 e 381, abrangendo os Estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.