Os simuladores de direção para capacitar motoristas do transporte pesado (caminhão e ônibus) esteve presente em quase 60 mil aulas no Brasil. Adotada desde 2016, a iniciativa do Serviço Social do Transporte e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST SENAT) beneficiou quase 6,5 mil motoristas profissionais no país.

A ferramenta reproduz o interior do veículo em tamanho e recursos, e possibilita vivenciar como é conduzir em rodovias, serras e estradas de terra, simulando diferentes tipos de carga e porte.

De acordo com a ProSimulador, empresa que fornece a ferramenta, são 75 simuladores instalados nas unidades do Sest Senat, localizados em 73 municípios Brasil afora. Nos cursos são prestadas orientações para a condução segura e econômica, sobre o uso de tecnologias embarcadas, entre outros temas.

O equipamento voltado ao transporte pesado atende motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D e E que trabalham com micro-ônibus, ônibus rígido urbano, rígido rodoviário, urbano articulado, urbano biarticulado, caminhão rígido com plataforma e baú, além de cavalo mecânico com um ou dois reboques.