A Sinotruk assinou ontem, terça-feira (10/04), o protocolo de intenções com o governo de Santa Catarina e prefeitura de Lages para investir R$ 300 milhões em uma montadora na cidade. Segundo o presidente da empresa estatal SC Parcerias, Paulo César da Costa, companhia responsável pela vinda da montadora para Santa Catarina, inicialmente a nova fábrica será apenas uma unidade para montagem de caminhões, cujas peças serão todas importadas. Em uma segunda fase, deverá começar a fabricar parte dos componentes no Brasil. A unidade deve levar um ano e seis meses para ser concluída.
A assinatura de protocolo com Santa Catarina surpreendeu, pois a montadora chinesa tinha montado um escritório em Campina Grande do Sul, região metropolitana de Curitiba, e estava em negociações com o governo paranaense para a instalação da montadora no naquele Estado. O próprio governo do Paraná dava como certa a atração do investimento. Em 2011, por diversas vezes, o secretário da Indústria e Comércio do Paraná, Ricardo Barros, informou que as negociações estavam avançadas. A intenção era que a fábrica fosse erguida em 2012 em terreno ao lado do seu atual escritório no Paraná ou em Ponta Grossa.
Barros declarou que o governo de Santa Catarina \”fez uma proposta irrecusável\” de incentivo fiscal para que a empresa se instalasse em Lages. Mas ainda não se deu por vencido. \”Por enquanto, ela está indo para lá, porque a secretaria da Fazenda do Paraná não respondeu à proposta\”.
O terreno comprado pela Sinotruk tem 1 milhão de m2 e está localizado as margens da BR-282, uma das principais rodovias de acesso à cidade. A fábrica terá uma produção de 4 mil caminhões/ano nos primeiros 12 meses. Hoje, ela importa cerca de 1,3 mil veículos/ano.

Fonte: Valor Econômico