A Fundação SOS Mata Atlântica promove uma manifestação contra a medida que permite que o diesel produzido no Brasil tenha mais enxofre do que o recomendado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). A manifestação será nesta quarta-feira (5/11), às 11h, em frente ao prédio da Justiça Federal (esquina da Rua Peixoto Gomide com a Avenida Paulista, ao lado do MASP, em São Paulo), onde será apresentado um MANIFESTO da Coalizão de Organizações pela Vida.
\”Nunca estiveram tão ameaçadas a saúde e a questão ambiental; os interesses financeiros estão se sobrepondo às conquistas sociais ao longo desses anos. Enfrentamos a ditadura e diversos outros obstáculos, mas hoje, com a falta de governo, a vida está sendo colocada em risco com a poluição gerada pelo diesel sujo. A sociedade precisa se mobilizar. É muito grave\”, sensibiliza Mario Mantovani, diretor de Mobilização da SOS Mata Atlântica.
O ato tem como objetivo protestar contra o acordo judicial assinado na semana passada (30/10) pelo Ministério Público Federal (MPF), governo do Estado de São Paulo, Agência Nacional de Petróleo, Petrobras, Gás Natural e Biocombustíveis, Ibama, Cetesb, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, 16 montadoras de veículos e um fabricante de motores. O termo não cumpre o que foi determinado na Resolução 315 de 2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), a qual previa a obrigatoriedade de um diesel mais limpo, denominado S50, com 50 partes por milhão (ppm) de enxofre (elemento químico poluente com potencial cancerígeno) para o início de 2009.
O diesel fornecido hoje no interior do País apresenta 2.000 ppm de enxofre e será substituído por 1.800 ppm a partir de 1º de janeiro do ano que vem. Até 2014, deverá ser trocado pelo de 500 ppm de enxofre, o que significa 900% mais poluente do que o S50. A Petrobras e os montadores de veículos alegaram não conseguir cumprir o prazo de redução de enxofre estabelecido no diesel por falta de tempo e de logística.
Apenas as regiões metropolitanas de Recife, Fortaleza e Belém serão totalmente abastecidos com S50 a partir de 1º de maio de 2009. Somente os ônibus urbanos serão \”limpos\”, sendo que os de São Paulo e Rio serão abastecidos com o diesel S50 no início de 2009 e, até 2011, as frotas das cidades de Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e das regiões metropolitanas de São Paulo, da Baixada Santista, Campinas, São José dos Campos e Rio também receberão o combustível menos poluente.