O uso de aço de alta resistência é uma tendência mundial na fabricação de barras de segurança e pára-choque e, por isso, a siderúrgica sueca SSAB aposta neste setor e traz essa alternativa para o mercado brasileiro. As barras têm a função de proporcionar maior segurança aos ocupantes dos veículos, pois no caso de colisão o material permite suportar um impacto maior. A empresa comenta que a vantagem de usar esse material é que o metal permite produzir carros mais resistentes, mais leves e menos poluentes.

Para tornar menos graves as colisões de veículos menores com caminhões pelo lado lateral, há um Projeto de Lei 441/07 que tramita na Câmara dos Deputados, e deverá tornar obrigatório o uso de barra de proteção nas portas laterais dos automóveis e no entre-eixos dos demais veículos. A obrigatoriedade deve se estender para veículos de carga pesados, reboques, semi-reboques e automóveis de passageiros, seguindo normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O projeto está sendo analisado pelas comissões de Viação e Transportes, de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo. Além das barras de impacto, um veículo apresenta várias outras peças de segurança, que também apresentam características estruturais como pára-choques, colunas, bancos, travessas e demais reforços, todas na área de aplicação de aços da empresa.