A DBTRANS, empresa especializada em intermediação financeira e gestão de meios de pagamentos em transporte desenvolveu o Auto Expresso, um chip adesivo fixado no pára-brisa do veículo, que permite uma leitura eletrônica por antenas instaladas nas cancelas dos estacionamentos e pedágios. Com a passagem nas cancelas do Auto Expresso, o valor é debitado de uma conta corrente do usuário do sistema e está sendo desenvolvido sua utilização em outros estabelecimentos, como postos de serviços, por exemplo.

O produto chega ao Rio de Janeiro e em São Paulo através de uma parceria com a Estapar, empresa administradora de centenas de estacionamentos nas duas capitais. No Rio, o sistema começa a operar em abril deste ano, sendo o ponto inicial o estacionamento do Centro Empresarial Mário Henrique Simonsen, na Barra da Tijuca. Somente este ano, cerca de 18 estacionamentos na capital carioca serão dotados dessa tecnologia. Em São Paulo, o Auto Expresso irá disponibilizar esse serviço no segundo semestre de 2007.

O controle é todo feito por um amplo sistema interligado a um servidor central da empresa, onde há um banco de dados específico para as operações dos clientes. Cada vez que o cliente utiliza o Auto Expresso, o servidor recebe a mensagem e automaticamente libera o pagamento do serviço ou produto, de acordo com o plano escolhido pelo usuário.

Além do chip, o Auto Expresso é dotado de um cartão smart e, futuramente, poderá ser utilizado através do aparelho celular, numa tecnologia totalmente nova e moderna.