Prejuízo com roubos foi de R$ 6 milhões apenas no primeiro trimestre
A cada dois dias, um motorista de caminhão é assaltado nas estradas que cortam Curitiba, segundo o Setcepar (Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná). A estimativa é que cerca de R$ 6 milhões em cargas tenham sido levados pelas quadrilhas somente no primeiro trimestre de 2013.
No período, a PRF (Polícia Rodoviária Federal) registrou 41 ocorrências de roubos de cargas de caminhões nas rodovias que atravessam a Grande Curitiba. Para Gilberto Cantú, presidente do Setcepar, esses números podem ser ainda maiores. “Não existe uma delegacia especializada nesses casos, então os dados não são precisos”, afirma. Em 2012, segundo o sindicato, foram registrados 200 casos de furtos de cargas em todo o Paraná.
De acordo com a PRF, o ponto mais crítico para os carreteiros fica na BR-116, na divisa entre Paraná e São Paulo, no município de Campina Grande do Sul. “É um local longe do perímetro urbano e onde existem muitas estradas vicinais, em que pode ser feito o transbordo”, explica Pedro Diniz, chefe do núcleo de policiamento e fiscalização da delegacia metropolitana da PRF.
As cargas preferidas das quadrilhas são as que contêm produtos mais fáceis de serem repassados. “Cosméticos, eletroeletrônicos, medicamentos, vestuário e alimentos são os mais visados”, conta o presidente do Setcepar. Mas os ladrões de estrada têm demonstrado seguir o lema “o que vier é lucro”: ovos de páscoa e sabonetes, xampus e pastas de dente foram levados recentemente.
Na maior parte das vezes, os ladrões fecham os motoristas em estradas ou postos de combustíveis. Em alguns casos, até mesmo simulam uma blitz, usando coletes da polícia. “Eles prendem o motorista em um cativeiro até que a carga seja descarregada. O caminhão é abandonado e normalmente é achado depois, e depois de algumas horas eles liberam o motorista”, diz Cantú. Ele fala ainda que os bandidos não costumam ser violentos, mas na semana retrasada o carreteiro Waldomiro Costa, 64 anos, foi morto com dois tiros na BR-376. Segundo a polícia, o bandido teria tentado assaltar o motorista.
Do Paraná Online