619Durante a 1ª Semana da Embalagem da Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), evento destinado ao mercado de hortifrutigranjeiros, a Unipac destaca as linhas de embalagens retornáveis Unipalete e Aramóbil (foto ao lado) ao mercado de hortifrutigranjeiros. Esses produtos podem ser desmontados e substituem as embalagens de madeira que podem transmitir pragas florestais e por isso são aceitas em diversos países.

Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do campo à mesa do consumidor cerca de 25% das hortaliças colhidas podem parar no lixo, em decorrência do uso de embalagens inadequadas para a condução, movimentação e estocagem. Um dos objetivos da feira também é reduzir esse desperdício de mercadorias.

A Unipac acrescenta que essas embalagens possuem elevada capacidade de carga, são mais resistentes e permitem o máximo aproveitamento em carregamentos de produtos de alta densidade. Além disso, oferecem proteção com diminuição dos riscos de transporte e armazenamento que possam comprometer a qualidade dos materiais, são mais resistentes a impactos e ao desgaste natural do tempo, o que diminui a necessidade de reposição.