O curso de pós-graduação Engenharia da Produção com ênfase em Manufatura Avançada (\”Lean Production\”) iniciou recentemente na sede do Sindipeças, em São Paulo, com aula inaugural do consultor José Roberto Ferro, presidente do Lean Institute Brasil, sobre os desafios de implementação da gestão \”Lean\”. Em sua palestra, o profissional afirmou que o propósito da gestão Lean é fornecer valor aos clientes com custos mais baixos. O curso é ministrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), porém é uma iniciativa do Sindipeças e da Fiat Automóveis, e recebeu inscrição de 38 profissionais da cadeia produtiva da indústria automobilística.

Ao descrever os conteúdos e a metodologia do curso, o coordenador acadêmico Osmar Possamai relacionou entre os principais objetos de estudo a redução dos desperdícios no processo produtivo; a relação estratégica entre clientes e fornecedores, dentro da perspectiva da cadeia de suprimentos, interna e externa; os conceitos de valor e de criação de valor, e a melhoria no posicionamento da empresa no mercado.

Entre os 38 alunos do curso estão integrantes das principais empresas da cadeia produtiva da indústria automobilística. Durante a aula inaugural, Sérgio Corazza, da Pematec, fabricante de componentes para o interior dos automóveis, afirmou que sua empresa já deu os primeiros passos para a implantação da gestão Lean: \”Já definimos os nossos propósitos e estamos discutindo quais são os parâmetros que queremos atingir, em termos de custos e de mercado\”, argumentou.